quinta-feira, 7 de junho de 2012

Violência assusta os moradores


A falta de segurança pública é um dos maiores problemas enfrentados pelos cidadãos brasileiros. A cidade de Recife não escapa a essa realidade, com seus habitantes tendo que conviver, diariamente, com a violência urbana – assaltos, seqüestros, estupros, etc. Os moradores da Rua Sansão Ribeiro não estão imunes a essa triste realidade. Os assaltos na rua têm sido algo recorrente, dentre furtos a transeuntes e roubos a mão armada aos motoristas quando chegam às suas residências. Pelo menos uma vez por mês há uma ocorrência de delito na Sansão Ribeiro e adjacências.

Ex-funcionária do condomínio do Edifício Parador de Astúrias, Hildalina Francisca, conta que já viu e soube de diversos casos na rua. “Certa vez, à noite, uma moradora chegou de carona com um casal de amigos e foram assaltados. Na hora em que o carro encostou para que ela descesse, dois ladrões, armados, aproximaram-se e levaram o carro”, relata Hildalina.

Não só os moradores da Sansão Ribeiro sofrem com os assaltos na rua. Certa vez uma voluntária do Centro Espírita Peixotinho foi vítima dos bandidos. “Era de manhã. A moça encostou o carro em frente ao Peixotinho, para deixar uma doação. Dois homens armados se aproximaram. Um entrou pela porta dianteira do carona e o outro pela porta traseira do passageiro. Quando entraram no carro, empurraram a motorista e saíram em disparada com o carro”, diz Hildalina.

Furtos a transeuntes também são práticas comuns. A estudante de mestrado de antropologia, Emmanuelle Leite, diz que teme quando volta para casa à noite. “Se não bastassem os perigos de esperar o ônibus na UFPE, ainda volto para casa com medo, pois nunca se sabe o que nos espera na esquina de casa”, afirma a assustada moradora da Sansão Ribeiro.

Rondas policiais são vistas com certa freqüência nas redondezas. Porém, como se pode verificar pelos relatos acima, não são suficientes para garantir segurança aos moradores da Rua Sansão Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário