quinta-feira, 7 de junho de 2012

Santos Dumont se tornará Centro de Excelência Esportiva


O Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont, localizado na Rua Almirante Nelson Fernandes, s/n, em Boa Viagem, em breve se tornará um centro de excelência esportiva. No dia 17 de agosto o governador Eduardo Campos inaugurará a primeira etapa da reforma, com a entrega na nova pista de atletismo, que custou R$5 milhões. E a partir de 27 de agosto se iniciam as demais obras visando a uma total remodelagem do centro esportivo, que se tornará um dos mais modernos do país.

A obra, contando com a pista de atletismo, está orçada em R$88 milhões. Segundo Henrique Milet, Coordenador de Centros Esportivos do Estado de Pernambuco, o dinheiro para as obras de reforma já está garantido. “O maior problema de uma obra pública, normalmente, é a falta de verba. Mas nós não teremos este problema, pois o orçamento já foi aprovado e a verba já está toda assegurada”, garante Henrique Milet.

Além da nova pista de atletismo, que já será entregue em agosto deste ano, o projeto prevê: novas piscinas; um novo ginásio poliesportivo (Arena Multiuso), que terá dois pisos, com diversas quadras e arquibancadas no piso superior; incorporado à Arena, haverá um alojamento de alto nível com 112 quartos duplos; a pista de atletismo e as piscinas terão novas arquibancadas.

Trata-se de um projeto arrojado, que permitirá ao Santos Dumont se tornar um dos centros de aclimatações para os Jogos Olímpicos Rio-2016. “O novo Santos Dumont foi aprovado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para fazer parte do Guia de Locais de Treinamentos Pré-Jogos Rio-2016”, conta o coordenador do centro esportivo, que acrescenta já ter sido procurado por representantes da Alemanha, de Portugal e Cuba.

Já vislumbrando a vinda de delegações estrangeiras para Recife, o coordenador do centro esportivo já planeja um intercâmbio entre os atletas locais com os estrangeiros. “Quero aproveitar a presença de atletas estrangeiro de ponta para oferecer um intercâmbio aos nossos atletas, que treinam no nosso centro. Acredito que será uma ótima oportunidade para nos desenvolvermos”, projeta Henrique Milet.

As mudanças no Santos Dumont, contudo, não têm sido bem recebidas por alguns utilizadores do espaço. Acostumados ao descaso em que se encontrava o centro, antes de Henrique Milet assumir a administração do local, alguns dos usuários têm contestado algumas medidas do administrador. “O Centro Esportivo Santos Dumont é um centro de prática esportiva, não é uma praça pública. É necessário disciplina e organização”, afirma Henrique. O coordenador diz que, no início, foi ainda mais complicado, chegando até a ser ameaçado. “O início do meu trabalho foi muito duro. Sofri até ameaças de morte por parte de pessoas indignadas com as mudanças implementadas”, confessa.

Descontentes à parte, a expectativa é de que o “novo” Santos Dumont seja inaugurado dentro de um ano e meio. E, para isso, Henrique conta com “todo o apoio da Secretária de Esportes, Ana Cavalcanti”, finaliza.

PS. Imagem ilustrativa, retirada do vídeo: 


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sou moradora da rua sansao ribeiro há quase 2 anos,e,diariamente tenho inclusive filmado o vazamento absurdo que ocorre no colegio stos dumont,no que diz respeito a agua limpa nas cisternas do referido colegio! Enviei até para a ouvidoria da COMPESA E PREFEITURA DE RECIFE sobre tal fato,para o dr Humberto Costa,senador que pediu-me para falar com a direçao da escola.E,vivemos num caos futuro de falta d'agua nao apenas em Pernambuco,mas no planeta em geral!!! E,ver estampado aqui o "EXTERIOR" futuro do colegio,assusta!!! será que irao providenciar tal conserto de vazamento,ou taparao o sol com a peneira?Essa copa deixará,nao apenas nosso ESTADO DE PE na falencia,como quase todo o país!!! quero ver depois da copa!!!

    ResponderExcluir