quinta-feira, 7 de junho de 2012

Solidariedade acima de tudo


Localizada na Rua Sansão Ribeiro, em Boa Viagem, a Fraternidade Espírita Francisco Peixoto Lins, mais conhecida por Peixotinho, completará, em 2013, 25 anos de existência. Desde a sua abertura, em 17 de março de 1988, o Peixotinho realiza ações solidárias junto a pessoas carentes, estimulando, principalmente, a cidadania. 

No centro, faz-se questão de diferenciar assistência social de ação solidária. “Assistência social é dever do Estado. A nós cabe resgatarmos o cidadão. A nossa intenção não é a assistência, mas sim a solidariedade, para permitir que as crianças se tornem cidadãs e, no futuro, não precisem mais do centro”, esclarece o senhor Humberto Vasconcelos, professor universitário aposentado e fundador do centro espírita.

No Peixotinho há várias ações solidárias, que beneficiam não só as comunidades carentes das favelas do entorno da localidade, mas também pessoas menos favorecidas de diversas áreas da cidade. “Abrimos as nossas portas para todas as pessoas, sem restrições geográficas”, conta o Sr. Humberto.

Falando em não existirem restrições, o fundador do Peixotinho enfatiza que as ações solidárias não visam à evangelização, mas apenas à promoção da cidadania. “Não obrigamos os beneficiados das ações a participarem de nossos eventos religiosos. Seria uma violência contra a liberdade individual se exigíssemos deles que se convertessem”, pondera o principal responsável do centro. 

Todas as ações solidárias são desenvolvidas por voluntários, tanto os que integram a instituição, como aqueles que, embora não sejam ligados diretamente ao centro, colaboram na “busca pela valorização do cidadão e no combate ao materialismo”, como preconiza o Sr. Humberto, idealizador do Peixotinho. 

Conheça alguns dos diversos programas de ação solidária:

- Programa suprimento alimentar: oferece-se almoço diário a todas as crianças do curso de apoio à educação e se distribuem cestas básicas ou produtos isolados para reforço alimentar.

- Apoio à educação regular: apoio aos alunos matriculados na escola regular, para evitar que venham a ser reprovados; repassar aos alunos os conteúdos básicos da escola fundamental.

- Iniciação musical: detectar e apoiar talentos musicais; formar grupos vocais e instrumentais.

- Atendimento à gestante: destinado a amparar a gestante pobre que venha a inscrever-se até o quinto mês de gestação; distribuição de enxovais; palestras educativas (temas: higiene, auto-estima, como cuidar do filho, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, etc.).

- Assistência à saúde: prestação de assistência médica primária complementar; oferecimento de consultas regulares em diversas áreas e distribuição de medicamentos (desde que devidamente prescritos pelos médicos ligados ao Peixotinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário